Vamos falar de Windows Server 2016

O Windows Server 2016 é a mais nova versão de Sistema Operacional da Microsoft para servidores. Ele está disponível em 3 edições, Datacenter, Standard e Essentials.

A versão Datacenter foi desenvolvida para atender alta demanda de virtualização e soluções de nuvem privada e híbrida, a versão Standard atende ambientes menores e com pouca necessidade de virtualização ou nenhuma, já a versão Essentials é ideal para pequenas empresas, conta com muitas facilidades no gerenciamento e custo acessível.

Sobre as possibilidades de instalação, as versões Datacenter e Standard possuem três tipos: Desktop Experience (Interface Gráfica), Server Core e Nano Server. O modelo Server Core não traz a interface gráfica, apenas linha de comando. O Nano Server é mais leve e totalmente indicado para as aplicações em nuvem baseadas em serviços e containers. O Essentials possui apenas a opção Desktop Experience.

O Windows Server 2016 é um sistema capaz de oferecer todos os pré-requisitos de eficiência, inovação e segurança. Totalmente integrado com a nuvem, possui tecnologias que facilitam essa transição. Muito mais seguro, foi projetado para resistir à violações e ataques. Com seus novos recursos e camadas de segurança, através de metas de conformidade o sistema irá detectar e ajudar a identificar atividades suspeitas mesmo que alguém encontre uma maneira.

 Entre inúmeras novidades, podemos citar algumas propostas de uso para o Windows Server 2016:

Utilize Máquinas Virtuais blindadas com o Bitlocker e garanta que só possam ser executadas pelos Hosts aprovados;

  1. Proteja todas as credenciais de administrador com o Pass-The-Hash e controle todos os privilégios de administrador com a administração Just-In-Time;
  2. O Novo Windows Defender foi otimizado para funções de servidor, e com o Device Guard você poderá evitar ataques como corrupção de memória assim como detectar ataques com os novos recursos avançados de auditoria. Garanta somente software confiável no seu ambiente;
  3. Proteja suas aplicações baseadas em containers no Hyper-v e isole o kernel do host dos outros containers.
  4. Com o Storage Spaces Direct é possível combinar vários locais de armazenamento como flash, scale-out, SMB3 e Hyper-v. Não gaste fortunas com armazenamento tradicional, utilize os novos recursos de escalabilidade e armazenamento com tráfego otimizados.
  5. Com o Cluster no modo misto, o Sistema é capaz de atualizar toda a infraestrutura de Clusters com tempo de inatividade zero sem a necessidade de novo hardware.
  6. Com o Windows Server 2016 é possível implantar vários aplicativos em vários sistemas operacionais com suporte ao Linux no Hyper-v.
  7. Gerencie remotamente todos os servidores Windows utilizando uma interface gráfica baseada no Azure.

Esses são alguns benefícios que o Windows Server 2016 nos traz!

Saiba mais em Windows Server 2016

Teste o Windows Server 2016 em Virtual Labs

 

Eduardo Costa

Datacenter Specialist