No Dia Nacional da Saúde trouxemos algumas ocasiões em que saúde e tecnologia caminharam juntas para entregar mais qualidade de vida às pessoas

Comemorado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e de ter um estilo de vida mais saudável.

A escolha da data se deu por ser o dia de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Entendendo a importância da evolução da forma do cuidar quando saúde e tecnologias andam de mãos dadas, separamos quatro ocasiões (entre tantas) em que a união dessas áreas foi benéfica para as pessoas.

Vamos conferir?

#1 Robôs cirúrgicos

Como você se sentiria ao entrar na sala de cirurgia e descobrir que quem vai auxiliar a sua equipe médica é um robô? Pois bem, essa já é uma realidade em muitos hospitais pelo mundo e traz inúmeros benefícios.

Especialistas indicam que a utilização dos robôs traz como principais benefícios a redução de risco de infecções, cortes menores, recuperação mais rápida no pós-operatório e menor tempo de permanência hospitalar. 

Legal, não?

Aqui no Brasil, recentemente tivemos a notícia da realização da primeira cirurgia contra diabetes tipo 2 realizada com um robô. E ela foi um sucesso!

#2 Monitoramento inteligente por Smartwatch

Os chamados wearables, ou tecnologias vestíveis, são, como o próprio nome já diz, dispositivos tecnológicos que podem ser usados como peças de roupas ou acessórios. Na área da saúde, ele pode monitorar aspectos fisiológicos relevantes do paciente, de forma não-invasiva ou minimamente invasiva.

Entre os mais conhecidos estão os Smartwatches, relógios inteligentes que podem monitorar aspectos como frequência cardíaca, nível de estresse, saturação do oxigênio no sangue e outros sinais vitais (além de auxiliar muito no dia a dia pessoal e profissional).

Sua eficiência em apoiar pessoas já foi provada por casos como o de um idoso de 78 anos que passou mal, caiu e desmaiou nos EUA. Ao detectar que o homem estava imóvel por mais de um minuto, o seu Apple Watch (Smartwatch que ele usava no momento do acidente), enviou automaticamente uma mensagem de socorro aos bombeiros.

Esperamos que iniciativas como essa se popularizem para que todas as pessoas possam ter acesso a elas em breve.

#3 Vídeo analítico

Este é um caso que não é novo, mas que merece o destaque aqui por seu potencial de estimular a inovação e o uso de equipamentos tecnológicos para apoiar a saúde, mesmo que eles não tenham sido criados especificamente para isso.

A Microsoft, em uma parceria com o Hospital 9 de Julho, de São Paulo, criou um sistema capaz de evitar situações de risco e aumentar a segurança dos pacientes utilizando o aparelho Kinect, um sensor de movimento desenvolvido para os videogames Xbox 360 e Xbox One. Confira o case completo:

#4 Telemedicina

Todos nós sabemos que a telemedicina foi muito útil e exerceu (e exerce) um papel importantíssimo durante as piores fases da pandemia de Coronavírus no Brasil e no mundo. A telessaúde e a telemedicina foram duas áreas que evoluíram bastante nesse período e trouxeram vários benefícios à população.

Mas, além do seu papel de cuidado à distância quando o melhor é que as pessoas fiquem em casa e procurem ajuda médica presencial apenas quando necessário, a telemedicina também colabora para fazer com que o atendimento médico chegue a regiões menores, longe dos grandes centros urbanos.

Aqui na HSBS, por exemplo, criamos uma solução focada em apoiar os profissionais de saúde nesse teleatendimento de forma completa, desde a marcação da consulta até o envio do receituário para o paciente.

A evolução do cuidado

Os avanços são inúmeros — sistemas operacionais eficientes e seguros, equipamentos modernos, adoção de prontuários eletrônicos, avanços em engenharia e tecnologia biomédica, entre outros.

O suporte digital permite uma maior eficácia nos tratamentos e, principalmente, diagnósticos mais rápidos e efetivos.

Além disso, dispositivos que temos acesso no dia a dia têm desempenhado papéis fundamentais na manutenção do nosso bem-estar.

Ver a tecnologia sendo usada para melhorar a vida das pessoas dessa forma é uma inspiração, não? Torcemos para ver muito mais disso por aí.

E você, conhece alguma tecnologia que impactou positivamente a saúde das pessoas? Conta para a gente! Ou melhor, conta para todo mundo :]

Quer receber mais notícias e novidades do mundo da TI? Deixa seu contato com a gente:






    *Ao informar meus dados, aceito a Política de Privacidade