Aposte na nuvem!

Com informações de Sting Rodrigues

Não é segredo para mais ninguém o quanto o advento da Cloud Computing tem crescido. E esse crescimento, claro, não é à toa.

Hoje a nuvem entrega flexibilidade, segurança, mobilidade, estabilidade e algo tão importante para as empresas: economia. E é nesse último ponto que vamos focar hoje.

Listamos alguns pontos que vão te fazer pensar no porquê de levar seu datacenter on-premises para nuvem, levando em consideração a economia. Confere:

Reduza os gastos com infraestrutura

  • Energia elétrica – equipamentos não estarão no seu ambiente, ligados 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Equipamentos de refrigeração – sabemos que para manutenção do datacenter, precisamos mantê-lo refrigerado, dessa forma, não há necessidade de aquisição e manutenção de tais equipamentos;
  • Compra ou locação de espaço físico;
  • Aquisição e manutenção de hardware – ao manter o datacenter na nuvem, não há preocupação se um servidor está na garantia, se uma queda de energia pode prejudicá-lo, ou seja, além da economia ainda temos a continuidade do negócio.

Ambiente pago pelo uso

A empresa paga ao fornecedor apenas os recursos utilizados, tendo flexibilidade para crescimento ou redução do ambiente, de acordo com a necessidade.

Podemos usar como exemplo prático, o fechamento fiscal mensal de uma empresa. Nestes dias, normalmente, o ERP e as aplicações são utilizadas por mais pessoas, por mais tempo, exigindo mais recursos computacionais.

Sendo este ambiente on-premises, a força computacional precisa ser alta, mas no resto dos dias do mês, fica ociosa, já com seu datacenter na nuvem, pode-se aumentar durante o período desejado e reduzir quando não houver mais a necessidade.

Democratização da tecnologia

A grande concorrência entre os provedores de nuvem, de forma muito rápida, está causando grandes avanços tecnológicos, possibilitando acessibilidade a esta solução para qualquer tamanho de empresa, isto faz com que a demanda aumente e haja queda nos preços.

Segurança da informação

À medida em que os negócios crescem, se tornam também alvo de criminosos virtuais, por isso a segurança da informação tem sido pauta cada vez mais frequente nas agendas das empresas transformadas digitalmente.

Na nuvem podemos contar com equipes exclusivas e especializadas em proteção de dados, firewall, monitoramento, tudo isso passa a ser responsabilidade da organização parceira, não mais da empresa, tirando a necessidade de investir em algo não “diretamente” ligada ao negócio.

Conclusão

Dessa forma, podemos observar que a nuvem reduz custos reais em TI de diferentes formas. Há uma pesquisa do IDC (International Data Corporation-Jun/2020) que aponta o crescimento na adoção das soluções cloud pelas organizações no Brasil.

Vimos que colocar seu datacenter na nuvem não é algo de outro mundo, não está restrita apenas a empresas que tenham grande capital ou estruturas modernas, a nuvem é para todos, a nuvem é o futuro, o futuro é agora.


Dúvidas ou mais informações:

    Leia mais: