Entenda o que é a estratégia Multicloud, como e porque utilizá-la

Reduzir custos e otimizar resultados têm sido o objetivo de empresas de todos os tamanhos há muito tempo, inclusive quando falamos em tecnologia.

Ganhando cada vez mais adeptos, o conceito de multicloud traz ao mercado justamente esses pontos como benefícios potenciais. Essa forma de implementar e consumir nuvem promete benefícios através da combinação de duas ou mais estruturas de cloud.

Vamos entender melhor o conceito e quais os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio.

O que é multicloud?

Comece entendendo que a multicloud não é um tipo de tecnologia, não é um novo modelo de nuvem (como a pública, privada ou híbrida), é uma forma de contratação.

Nesse modelo, é utilizado mais de um provedor de serviço de nuvem em um mesmo ambiente de TI, ou seja, em vez de entregar todo o seu ambiente a um único fornecedor (Microsoft, Amazon…), você pode escolher uma combinação dessas clouds, ou até uma nuvem privada, para compor o mix do seu ambiente.

Benefícios de ser multicloud

  • O melhor para o seu negócio

Um dos principais benefícios de adotar a multicloud é a autonomia que ela proporciona aos setores de TI.

É através desse modelo que você ganha a liberdade de escolher quais os recursos que serão contratados de cada fornecedor, tendo em vista o que melhor se adequa ao seu negócio em eficiência e custo.

Além disso, é possível escolher as soluções que mais impulsionam a inovação na sua empresa, impactando diretamente o crescimento do seu negócio.

  • Reduz custos

A combinação de serviços avulsos torna viável a obtenção das melhores ofertas de solução de cada provedor, o que alimenta a competitividade no mercado e beneficia diretamente a empresa que consome esse tipo de serviço.

O poder de negociar e escolher onde e como você vai realizar a aquisição da sua solução em nuvem é fundamental para a obtenção do melhor custo-benefício, o que significa mais desempenho com custos mais baixos.

  • Continuidade do negócio

O conceito de continuidade do negócio se entrelaça diretamente ao de multicloud pela sua proposta de construir meios para minimizar o impacto de eventos inesperados ao negócio.

Sendo assim, seja em uma indisponibilidade pontual ou para garantir que os dados mais importantes do seu negócio estarão sempre à disposição, contar com mais de um fornecedor de cloud aumenta o poder de disponibilidade do seu ambiente de TI, principalmente se você desenvolver estratégias de redundância para os serviços mais críticos.

Como adotar multicloud?

Mesmo com tantos benefícios, contar com mais de um ambiente em nuvem pode ser confuso para a sua equipe de TI, sobretudo na hora de escolher o melhor de cada servidor.

Contar com um especialista em plataformas de nuvem e em modelos de contratação vai garantir o sucesso do seu projeto em termos técnicos e financeiros.

O especialista vai te apoiar desde a identificação da solução que você precisa (IaaS, PaaS ou SaaS) até o planejamento e execução do seu plano de migração, fazendo com que o projeto de adoção de cloud flua de forma inteligente, eficiente e econômica.

Além disso, uma empresa parceira é capaz de obter vantagens na negociação com o fabricante que provavelmente a sua empresa não conseguiria sozinha.

Multicloud na HSBS

Estamos sempre buscando novas soluções para a sua empresa. Por isso, trabalhamos com duas grandes plataformas de nuvem: a AWS, da Amazon, e a Azure, da Microsoft.

Com uma equipe treinada e altamente qualificada, a HSBS ajuda a identificar qual combinação de serviços de cloud trará os melhores resultados para a sua empresa, garantindo um ambiente de TI estável, escalável, flexível e com ótimo custo-benefício.

Preencha seus dados para saber mais: