Dentro do Azure, plataforma de nuvem da Microsoft, temos uma área que é o “Aprendizado de Máquinas”. Ao lado de outras áreas já bem conhecidas como: hospedagem de Máquinas Virtuais, backup, aplicativos Web, Aplicativos para mobile, banco de dados Sql e gerenciamento de acesso de identidade.

O Azureml, (Azure Machine Learning), foi criado para integrar a plataforma do Azure com a análise preditiva de dados. Foi projetado para ser fácil de usar  e trazer o universo do aprendizado de máquina se beneficiando dos serviços da nuvem, além de ser muito rápido.

Através do site http://studio.azureml.net, você pode criar uma conta grátis e assim podendo começar a experimentar o universo do Aprendizado de Máquinas.

O site possui ótimos tutorias e exemplos que com pouco conhecimento você já consegue fazer e criar sua própria aplicação,  mesmo sem ser um especialista em Inteligência Artificial. Possui algoritmos de classificação, clustering e regressão linear. Tudo isto utilizando o seu navegador, você cria ou carrega uma base de dados e faz sua análise, mesmo sem ter conhecimento de programação. Com apenas o mouse, você consegue arrastar os módulos para criar o seu ambiente de aprendizado.

Vale a pena conhecer esta ferramenta!  Seguindo algum dos tutoriais, é possível imaginar uma série de aplicações para a sua vida e seu negócio.