FAQ Teams _ Trabalho Remoto

FAQ – Utilizando o Teams para o trabalho remoto

Cientes das recomendações dos órgãos de saúde para conter a disseminação do Coronavírus, entendemos que neste momento o home office é de extrema importância para garantir que os negócios continuem em pleno funcionamento. O Microsoft Teams vai muito além de apoiar o trabalho remoto, ele também permite que as equipes permaneçam trabalhando juntas, produzindo em segurança e se comunicando com eficiência.

Para apoiar nesse processo de adaptação repentina a um novo modelo de trabalho, a HSBS está realizando bate-papos diários sobre trabalho remoto. O objetivo é esclarecer dúvidas e apoiar na adoção da ferramenta.

Listamos aqui algumas perguntas que estão sendo feitas nessas conversas para que você acompanhar e esclarecer suas dúvidas também (esse FAQ será atualizado diariamente). Confere:

1. O que é o Microsoft Teams?

Resumidamente, o Teams é a ferramenta de comunicação e colaboração da Microsoft. Ele surgiu a partir de uma crescente necessidade de um ambiente de trabalho moderno, que mudasse tão rápido quanto o mercado. Ele viabiliza o trabalho remoto e facilita a colaboração entre as equipes.

2. Visão geral do Microsoft Teams:

3. Posso adicionar convidados à minha equipe?

Com certeza! O acesso seguro de convidados ao Microsoft Teams permite que equipes em sua organização colaborem com pessoas de fora da empresa por meio da concessão de acesso a equipes e canais em um ou mais de seus locatários. Qualquer um com uma conta de e-mail comercial ou de consumidor, como Outlook ou Gmail, pode participar como convidado no Teams com acesso aos chats, reuniões e arquivos de equipe. 

4. Compartilhamento com outras organizações:

Com o Teams, o chat e o compartilhamento de vídeo ficaram ainda melhores quando o objetivo é se comunicar com pessoas de fora da sua organização. São eles os seguintes aperfeiçoamentos:

  • Compartilhamento de tela, além de conceder e assumir o controle da tela;
  • Hiperlinks;
  • Usar @menções para chamar a atenção de alguém;
  • Maior prioridade das suas mensagens (padrão, importante ou urgente);
  • Formatação de texto;
  • GIFS, EMOJIS…

5. Teams ou Skype?

O Microsoft Teams expande os recursos do Skype for Business Online, reunindo arquivos, chats e aplicativos em uma plataforma integrada, com funcionalidades que permitem que as organizações se movam com mais rapidez e colaborem com mais eficiência. Confira alguns dos benefícios:

  • Desempenho de link melhor;
  • Não é apenas ferramenta de reuniões e chat;
  • Integração com outras aplicações;
  • Compartilhamento de arquivos.

6. Quantas pessoas podem participar de uma call simultaneamente?

Até 250. Caso queira reunir um público superior a esse número, você pode utilizar o recurso de transmissão Ao Vivo.

7. A gravação das reuniões do Teams grava o áudio também?

Sim. Ele grava toda a reunião, o que inclui áudio, vídeo e todos os compartilhamentos de tela.

8. Esses agendamentos de reuniões ou compartilhamentos de texto podem ser feitos para um grupo? Tem limite de pessoas?

Sim. Pode ser feito em grupo. Na reunião, o limite é de 250 pessoas.

9. Na tela do Teams só aparecem 4 pessoas?

Sim, são exibidas as 4 últimas pessoas que interagiram na reunião. No entanto, em uma reunião com mais pessoas, quando os participantes estão com a câmera ativada também aparecem em miniatura na parte de baixo da tela.

10. O uso do Teams está sempre atrelado a uma conta do Office 365? Ou posso ter usuários sem ter e-mail ou conta Office 365?

Para usar o Teams ele precisa obrigatoriamente de uma conta Office 365 com licença que dê direito ao Teams. Agora se ele vai ter uma caixa de correio, isso o que irá dizer é a licença que ele tem.
Porém, para ingressar numa reunião de voz ou vídeo, por exemplo, ele não precisa de uma conta. Basta apenas ter o convite por link e acessar a partir de um navegador com internet.

11. Para fazer uma live é necessário que o apresentador possua conta com acesso ao Teams?

Sim. O apresentador precisa ter uma conta. Caso não tenha, ele só poderá logar na live como participante.

12. Como restringir o horário de acesso ao Office365?

Há duas maneiras de fazer isso: através do Active Directory (AD) ou pelo Portal de Administração do Office. Logo, apenas administradores podem fazer isso. Entre em contato caso precise de apoio para realizar essa configuração.

13. Existe alguma diferença sobre a utilização do Teams via Web ou local instalado no host?

Sim, Atualmente o Teams é compatível com o Internet Explorer 11, Microsoft Edge, a versão mais recente do Chrome e a versão mais recente do Firefox. A depender da versão e ou navegador que você esteja usando, a experiencia pode ser comprometida. O navegador pode não suportar chamadas de videos/áudio e etc.

14. Podemos adicionar membro externo (fora da organização) para participar da Equipe? Temos que configurar no Portal de ADM ou no próprio Teams para autorizar a participação desse membro externo?

Pode sim, o procedimento é o mesmo para adicionar qualquer outro membro.


Ouça também: 6 dicas de produtividade em Home Office na era do coronavíru com a HSBS

Outra dúvidas? Então fala com a gente que estamos prontos para te apoiar.