Para ajudar na sua adequação criamos a Jornada da Privacidade, uma série de podcasts que aborda a LGPD, e seus aspectos jurídicos, tecnológicos e processuais, e os passos necessários à adequação

Mesmo com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em setembro de 2020, devido à instabilidade provocada pela pandemia de Coronavírus e, consequentemente, ao contexto socioeconômico crítico, somente a partir de 1º de agosto de 2021 as sanções administrativas e multas previstas em caso de descumprimento das diretrizes dispostas na Legislação passaram a vigorar.

Sabemos que a realidade é que nem todas as empresas estão prontas para o início da aplicabilidade destas sanções, mesmo que de maneira branda. E que para começar (ou continuar ou acelerar) o processo de adequação, é de extrema importância entender a legislação e suas aplicabilidades.

Para apoiar as empresas nessa jornada de adequação à LGPD, convidamos 5 profissionais especialistas na Lei, para construir, em parceria com o Papo Cloud, uma minissérie que objetiva trazer dicas práticas e valiosas que vão ajudar a avaliar como anda a sua jornada para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, além de responder as principais dúvidas sobre o tema no âmbito jurídico e tecnológico.

Foram seis episódios de podcast que falam sobre a Lei com a participação dos profissionais de Tecnologia da Informação, Antônio Barrros, Guilherme Silvestre, Hugo Santos e Wandercy Fonseca, além da advogada convidada, Júlia Medeiros.

Confira os temas centrais de cada um deles:

LGPD: como e por que ela foi criada?

A proteção dos dados pessoais nunca foi tão mundialmente debatida. Mas, afinal, qual a importância da LGPD para as pessoas e para os negócios? Por que a legislação foi criada? O que a LGPD representa para o Brasil e para o mundo? Quais aspectos devem ser levados em consideração em uma necessária adaptação à LGPD? Como será garantido o cumprimento da Lei no Brasil? Nesse episódio da série sobre LGPD, falamos sobre a LGPD, sua criação, aplicabilidade e os aspectos jurídicos, tecnológicos e processuais da adequação à Lei.

Ouça o Episódio 01: https://bit.ly/3u5FLVj

5 passos para adequação à LGPD

Muito se fala sobre a LGPD e suas consequências para quem não se adequar. Mas, afinal, como se adequar à LGPD? Quais os aspectos práticos dessa jornada? Separamos 5 passos cruciais para o início dessa adequação: Definir, Educar, Identificar, Proteger, Evoluir. Apresentamos cada um deles nesse podcast.

Ouça o Episódio 02: https://bit.ly/3hXLKXm

Como os princípios da Segurança da Informação estão ligadas a LGPD?

A segurança da informação é essencialmente composta por três princípios básicos: CID – confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. Sendo assim, podemos dizer que esses três princípios estão intimamente ligados à Lei Geral de Proteção de Dados e seu objetivo central, com um destaque maior para o da confidencialidade. Confira nesse podcast como as políticas de segurança da informação norteiam o processo de uso, armazenamento e descarte de dados visando um tratamento eficiente.

Ouça o Episódio 03: https://bit.ly/3u5Fz8x

Como a computação em nuvem pode ajudar as empresas na adequação a LGPD?

A LGPD impacta vários aspectos da nossa rotina profissional, incluindo o uso de tecnologias que já utilizamos, como soluções em Cloud Computing. A LGPD requer um maior cuidado com o tratamento de dados e exige que saibamos se os nossos fornecedores de Nuvem estão em compliance com a LGPD, ou seja, se eles seguem as políticas e normas de segurança impostas pela legislação brasileira. Além disso, é necessário revisar o contrato de serviço e garantir que o fornecedor siga todos os requisitos necessários para tratar os dados de usuários brasileiros.

Ouça o Episódio 04: https://bit.ly/3lUOq9u

Qual o panorama da LGPD atualmente?

É preciso se atentar para o fato de que antes mesmo da entrada em vigor da LGPD o judiciário já vinha arbitrando multas em razão do tratamento inadequado dos dados dos consumidores. Nesse podcast, falamos conhecer o panorama atual da LGPD, incluindo estatísticas sobre sanções, multas e ações disciplinares já aplicadas e analisar exemplos da GDPR, a “LGPD” europeia.

Ouça o Episódio 05: https://bit.ly/3i1Jr5s

DPO as a service: contratar uma parceira especializada ou criar meu próprio departamento?

A LGPD envolve um diagnóstico profundo do ambiente organizacional, elaboração de um programa de governança eficiente, definição de procedimentos, mudança de cultura organização, entre outros aspectos. Sendo assim, ela requer uma interseccionalidade das diversas áreas da mesma empresa. Coordenar isso pode ser muito complicado quando não há alguém responsável pelo processo. Nesse podcast falaremos sobre as vantagens de contar com uma parceira nessa jornada de adequação em contraste com a formação de um departamento focado nisso.

Ouça o Episódio 06: https://bit.ly/3zEmn2R

Quer mais conteúdo? Então você pode assistir a esse webinar sobre LGPD com foco em seu contexto jurídico e legal, incluindo dicas do que precisa ser levado em consideração para elaboração do Plano de Ação.

Leia mais: Descubra alguns mitos e verdades da LGPD

E se ainda quiser saber mais sobre como se adequar à LGPD, informe seus dados para receber conteúdos sobre o tema: