Com informações de Sting Rodrigues

Sabemos que a nuvem é o lugar onde todos querem estar, mas quais os passos necessários para chegar até lá?

Muito se fala sobre tecnologia em nuvem, dos seus benefícios, do seu baixo custo, da sua segurança, agilidade e flexibilidade, por isso que, atualmente, a maioria das empresas tem alguma forma de nuvem.

Uma certeza nós temos: se sua empresa ainda não está na nuvem, pode se preparar, pois ela logo vai estar.

Além de ser a solução de diversos problemas, a nuvem também nos traz diversas perguntas, como saber se minha empresa está pronta para migrar para nuvem? Como migrar para nuvem? Qual a nuvem ideal para o meu negócio?

E são essas dúvidas que queremos lhe ajudar a responder de forma prática, com dicas para uma migração segura e eficaz.

#1 Como saber se minha empresa está pronta para migrar para nuvem?

Você saberá que sua empresa está pronta, quando conseguir identificar alguns cenários, como aumentar a segurança dos seus dados e aplicações, servidores fora de garantia e/ou instáveis, hardware antigo, sistemas operacionais desatualizados e sem suporte por conta do fabricante.

Na nuvem temos as mais novas e seguras tecnologias, servidores redundantes e sempre atualizados.

#2 Como migrar para nuvem?

Antes de implementar a solução, é essencial que haja planejamento.

É importante que, toda a empresa veja a nuvem não como mais um custo de TI, mas como uma solução para problemas existentes. Para isso, deve-se considerar alguns aspectos:

Definição do que será migrado

Mapear quais serviços serão migrados e em que ordem serão migrados, de acordo com criticidade e custos, vale a pena priorizar “rápidas reduções de custo”, verificando, planejando o que elimina mais custo, para já colher frutos do projeto enquanto ele ainda está acontecendo.

Testes de validação e desempenho

Certifique-se de ter um ambiente de testes para verificar desempenho e funcionalidade das suas ferramentas e evitar uso de recursos desnecessários.

Testes de segurança

Esta é uma parte importante da migração para nuvem, responsável por mitigar riscos durante o processo.

Plano de backup e retorno

É importante ter uma estratégia de backup ou um plano de volta, caso algo dê errado. Dessa forma, é possível minimizar “tempo parado”.

#3 Qual a nuvem ideal para meu negócio?

Defina uma Parceria/Consultoria

É importante definir um parceiro de confiança para lhe auxiliar na escolha da solução que você utilizará na nuvem, nem sempre o que você pensa, imagina, é a solução ideal para sua empresa, para seu ambiente.

Uma consultoria poderá lhe auxiliar com as melhores soluções de forma segura e eficaz, além de realizar o acompanhamento do processo, com relatórios de desempenho e monitoramento, para que você saiba como seus serviços e informações estão se comportando na nuvem e se está tudo bem.

Migrar para nuvem exige bastante conhecimento técnico, além de muita organização no fluxo de trabalho, ter um especialista garante maior confiabilidade e aumenta as chances de sucesso do projeto.

E agora? Já está se sentindo pronto para migrar para nuvem? Entre em contato para maiores informações!






    *Ao informar meus dados, aceito a Política de Privacidade

    Sobre o autor: Sting Rodrigues é um profissional com mais de 10 anos na área de Tecnologia da Informação, atuando em empresas de tecnologia e indústria de grande porte. Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores e pós-graduando Gestão de Projetos e Metologias Ágeis. Atualmente, construindo arquiteturas em ambientes cloud e on-premises, propondo melhorias com as melhores soluções em cloud computing.