Artigo escrito por Natália Nascimento

Quando tentamos ativar o Windows Server Evaluation, é comum que ocorra um erro do tipo: This edition cannot be upgrade.

Se você chegou a este texto porque está enfrentando alguma dificuldade para ativar uma instalação do Windows Server Evaluation, quero te dizer que você veio ao lugar certo.

Estou aqui para te mostrar o passo a passo do procedimento para ativar o Windows Server Evaluation sem problemas.

Vamos lá?

Primeiramente, o download da ISO da versão do Windows Evaluation que abordo neste artigo pode ser feito através do site da da Microsoft (disponível neste link). A ISO pemite a realização de um teste por até 180 dias, sem a necessidade de fazer aquisição. Durante esse período, todos os recursos do Windows Server, seja do 2016 ou 2019, estarão disponíveis para você.

Este artigo deve te ajudar se você está executando tarefas produtivas na versão de avaliação do Windows Server e deseja atualizá-lo para a edição completa do Windows Server, enquanto mantém seus dados, sem a necessidade de reinstalar completamente o sistema operacional.

Mas e aí, como podemos resolver o problema?

É possível verificar se a ISO que foi instalada é uma versão.

A primeira forma de ver isso é se tem alguma sinalização da Build do Windows, quantos dias ainda estará válida a licença (conforme demonstrado na foto abaixo). Podemos observar isso no canto inferior direito da tela de fundo na área de trabalho.

A outra forma de verificar isso é em “Propriedades de sistema”. Para chegar até lá mais rapidamente, utilize o atalho do teclado tecla do windows + pause break.

Nessa etapa, vamos converter o Windows Server Evaluation em uma edição completa:

Para isto, será necessário usar uma chave pública KMS para o Windows Server 2016 ou 2019, dependendo de qual edição esteja atualizando. Se for Windows Server 2016, você precisa usar a chave do Windows Server 2016.

Todo o processo precisa ser executado como Administrador, pode ser via Power Shell ou via prompt de comando (cmd).

Copie o comando abaixo e acrescente a chave de ativação pública do Windows (pode ser qualquer uma encontrada na internet, não terá problema algum, pois não ficará ativo neste momento) no lugar dos números do /ProductKey: 12345-67890-12345-67890-12345

Dism /online /Set-Edition:ServerStandard /AcceptEula /ProductKey: 12345-67890-12345-67890-12345

Se você especificar sua chave comercial ou MAK em vez de uma chave de licença de volume genérico no comando DISM, um erro aparecerá:

Error 1168
The specified product key could not be validated.
Check that the specified product key is valid and that it matches the target edition.

É importante não apenas executar o comando, mas entender o que ele faz:

Dism (Deployment Image Servicing and Management) = é uma ferramenta de linha de comando usada para montar e fazer a manutenção de imagens do Windows antes da implantação.

/online = Significa que você está modificando uma imagem on-line (isso não significa que uma varredura será executada pela Internet)

/Set-Edition:ServerStandard = Use a opção para selecionar a edição desejada

/Set-Edition:ServerDatacenter = Use a opção para selecionar a edição desejada
/AcceptEula= Aceita o termo do produto

/ProductKey:12345-67890-12345-67890-12345 = refere-se a chave do produto de ativação, nesse ponto, precisa ser colocado uma chave pública para que o comando execute corretamente.

Para atualizar o Windows Server 201x Evaluation para a edição Datacenter, você precisa usar outra chave de produto. O comando será semelhante a este:

DISM /online /Set-Edition:ServerDatacenter /AcceptEula /ProductKey: 12345-67890-12345-67890-12345

Caso o procedimento tenha sido realizado corretamente, aparecerá este texto na tela. Indicando que está sendo removido o pacote de Evaluation.

Depois de executado o comando, aguarde um pouco e reinicie o servidor.          
Assim que reiniciar, o nome da versão terá mudado, porém não estará ativo.

Neste momento, já podemos utilizar a chave de produto que foi adquirida, com o processo comum de ativação do Windows:

  1. Abra Propriedades do Sistema;
  2. No canto direito da tela, selecione a opção: Alterar chave do produto;
  3. Clique em Alterar chave do produto;
  4. Insira uma chave de produto no campo, depois clique OK e feche a janela;
  5. O Windows se conectará aos servidores de ativação da Microsoft e ativará sua licença se a chave for válida;
  6. Pronto, finalmente a ativação do Windows Server foi realizada.

Ah, mais uma coisa, algumas observações para ajudar:

  • É muito importante que o Windows Server seja reiniciado depois de executar o comando para que possa ser concluído o procedimento. Recomendo planejar essa atividade no horário que possa ser reiniciado;
  • Assim que é reiniciado, o Windows Server NÃO estará ativado, ou seja, será preciso colocar a chave de produto adquirida para realizar a ativação;
  • Não é possível atualizar o Windows Server Evaluation Datacenter para o Windows Server Standard, porém é possível fazer o sentido inverso, ou seja, atualizar do Windows Server Evaluation Standard para o Windows Server Datacenter;
  • Você pode converter apenas a versão GUI completa do Windows Server. Server Core ou Nano Server não podem ser convertidos dessa forma;
  • Você não pode atualizar um servidor com uma função de controlador de domínio (função Serviços de Domínio Active Directory). Você deve rebaixar o DC e desinstalar esta função primeiro.

Artigo escrito por Natália Nascimento
Natália é formada em Redes de computadores pela Unibratec. Apaixonada por aprender coisas novas, entusiasta em Tecnologia e assuntos relacionados. Certificada em Software Asset Management, com experiência há mais de 10 anos na área de TI. Trabalha atualmente com Compliance e Gerenciamento de Ativos de Software na HSBS.

Quer receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada? Cadastre-se para receber dicas e novidades do universo da TI.