Conheça o case de sucesso do Grupo Veneza que adotou a nuvem como estratégia de negócio

Com a pandemia do novo Coronavírus, as empresas precisaram se reinventar, transformar operações e até seu próprio modelo de negócio para superar esse período sem grandes perdas de receita.

A aposta de muitas empresas foi utilizar todo o poder da Nuvem para corrigir todas as deficiências preexistentes nos seus ambientes on-Premise, integrar ambientes e aplicações, e garantir máxima disponibilidade dos dados.

Investir em ambientes preparados para operações resilientes faz toda a diferença para manter a vantagem competitiva.

O Grupo Veneza, cliente da HSBS, já sabia disso. E essa percepção se intensificou juntamente com a chegada de uma nova gerente de TI.

Era chegada a hora de um refresh na infraestrutura.

Entendendo o problema

Começamos o projeto com uma análise do ambiente da Veneza visando identificar, em conjunto com o departamento de TI da empresa, quais os GAPs e necessidades principais para que a TI fosse um suporte estratégico no crescimento do negócio, focando inclusive no suporte à implantação de novas soluções e à modernização do negócio. Levantamos os seguintes requisitos:

  • Agilidade & Flexibilidade;
  • Modernização de aplicativos/serviços estratégicos;
  • Confiabilidade & Disponibilidade;
  • Escalabilidade;
  • Segurança;
  • Economia financeira;
  • Proximidade de dados;
  • Redução da complexidade operacional;
  • Flexibilidade de gastos.

Modernizar e acelerar

Pensando em aumentar a agilidade organizacional e criar flexibilidade para que as tecnologias implementadas pudessem se adaptar ao longo do tempo, conforme o crescimento da organização, seguimos então para uma reestruturação de arquiteturas, aplicativos e dados para a nuvem.

Levando em consideração que a nuvem híbrida permite a combinação da infraestrutura local com a nuvem (seja ela privada ou pública), ou seja, possibilita que preservemos parte dos investimentos recentes em infraestrutura local, escolhemos “o melhor dos dois mundos” como solução: utilizamos a nuvem híbrida como forma de entregar maior flexibilidade e mais opções de implantação.

O Grupo Veneza ingressou nessa transformação com a ciência de que essa combinação entregaria mais controle (é possível manter uma infraestrutura privada para arquivos confidenciais), flexibilidade (possibilidade de uso de recursos adicionais em períodos de alta demanda), relação custo-benefício (pagamento pelo uso) e facilidade de transição (migração gradual).

O Projeto

Depois do passo inicial de análise do ambiente do cliente (como já relatado acima), partimos para a realização de um dimensionamento e definição de topologia para migração para Cloud. Só depois disso, a migração, finalmente, aconteceu.

Levando em consideração que a empresa já utiliza o hub de produtividade e colaboração da Microsoft, o Microsoft 365, a escolha pelo Azure foi a escolha natural.

Implantamos o ambiente de replicação local de VMs (servidores virtuais) para todo ambiente, devidamente configurado para que em caso de falhas em um dos servidores físicos, o tempo de restauração seja de aproximadamente 1h e o tempo estimado de ativação do ambiente de 15 minutos.

Além disso, criamos um ambiente de replicação em nuvem para 4 servidores, as configurações utilizadas possibilitam que em caso de falhas em um dos servidores locais o tempo de restauração seja de aproximadamente 2h, com tempo estimado de ativação do ambiente de 15 minutos.

Resultados para o cliente

Tomando como ponto de partida o cenário inicial e todos os tópicos elencados para garantir o sucesso do projeto, começamos aqui falando sobre transformação digital. A migração do Grupo Veneza trouxe, inicialmente, resiliência, agilidade, adaptabilidade e escalabilidade para o negócio, ela foi muito mais que apenas uma evolução tecnológica, foi a virada de chave para que a tecnologia pudesse entregar todo suporte à inovação e ao crescimento da empresa.

Outro benefício elencado é o de ordem financeira. O cliente foi beneficiado com uma redução dos custos UPFRONT, além da redução de custo de manutenção (instalações físicas, acesso, refrigeração, energia, incêndio, …)  e das vantagens de ordem tributária que vieram graças a redução de impostos com a troca de CAPEX por OPEX.

Por escolher a Nuvem, o Grupo Veneza ganhou rapidez na implantação da solução, com investimentos iniciais mais baixos e dispensando a necessidade de grandes modelos e processos.

Vale salientar aqui também o acesso aos benefícios principais da nuvem: disponibilidade, escalabilidade e segurança.

Para Guilherme Silvestre, diretor da HSBS que esteve diretamente envolvido com o projeto, outro ponto que deve ser levantado é a disponibilização dos inúmeros recursos nativos da nuvem (como Apps, IA, Machine Learning, Automação, BI…) para apoiar o crescimento da Veneza de forma estratégica.

Guilherme ainda destacou que a atenção disponibilizada para oferecer à Veneza a solução mais adequada tanto para o agora quanto levando em consideração a visão de futuro fizeram a diferença na hora de escolher a HSBS e a Microsoft como parceiros estratégicos.

Pensamento que a gestora de TI do Grupo Veneza, Christiane Pereira, corrobora: A migração do Datacenter da Veneza ocorreu de forma gradativa de acordo com o planejamento traçado pela HSBS, de forma conjunta comigo e meu time. Migramos todos os servidores sem que nossos usuários sequer tenham tido conhecimento da mudança porque não geramos nenhuma interrupção em nenhum momento, e tudo ocorreu de forma totalmente transparente para nossos serviços. Estamos bem satisfeitos por estarmos com todos nossos dados estruturados e não estruturados na nuvem com todas as garantias que esse serviço nos entrega.

A gestora ainda destaca o apoio constante da HSBS com o Grupo Veneza. “Além do mais contamos com a gestão da HSBS que nos ajuda a ter tudo sob controle. Já realizamos algumas recuperações de arquivos para alguns usuários e estamos com um ambiente muito mais seguro, com backups sincronizados que nos permite ter toda a segurança necessária para um serviço de datacenter”, acrescenta Christiane.

Recomendo que todos os gestores de TI usem os serviços de nuvem cada vez mais em seus ambientes. Os ganhos de segurança são enormes e podemos focar nos negócios das nossas empresas de forma muito mais tranquila.

Conheça o Grupo Veneza

O Grupo Veneza, que já possui mais de 40 anos de mercado, atualmente opera em quatro importantes setores de negócios: Máquinas e Equipamentos; Caminhões e Ônibus; Automóveis; e Locação.

Sempre alinhado às novas tecnologias, o grupo considera essencial acompanhar as inovações do mercado e investir na capacitação profissional de seus colaboradores e produtos. Ao longo de sua trajetória, o comprometimento visionário adotado pela empresa, alavancou novas oportunidades de negócio. O Grupo Veneza está presente em 11 estados do Brasil, e no segmento de locação atende a clientes de todo o território brasileiro.

Quer saber mais sobre as vantagens de migrar para a nuvem com um parceiro Microsoft? Então deixa seus dados no formulário abaixo.