Promova reuniões mais inclusivas com os recursos de acessibilidade do Teams

Transformação digital não se trata só de implantar as melhores ferramentas e esperar que, como por mágica, a empresa experimente um processo de crescimento acelerado.

Investir em transformação digital significa entregar a todas as pessoas as ferramentas necessárias. A transformação verdadeira é utilizar a tecnologia para capacitar as pessoas, todas as pessoas.

E falar em capacitar todas as pessoas é também falar em inclusão.

Separamos 3 recursos de acessibilidade disponíveis no Microsoft Teams que dão suporte a uma cultura de trabalho inclusiva, em que todos podem colaborar. Conheça:

Habilite legendas ao vivo

Torne suas reuniões do Microsoft Teams mais inclusivas para pessoas surdas ou com deficiência auditiva com legendas ao vivo e transcrições.

Para iniciar e parar de usar legendas ao vivo em uma reunião, vá para seus controles de reunião e selecione Mais opções > Ativar legendas ao vivo ou desativar legendas ao vivo.

Confira como habilitar as legendas e como alterar o idioma falado: https://youtu.be/Y1DGgDemqZ8

Além da legenda ao vivo, você também pode habilitar a transcrição de uma reunião. Para habilitá-la, você seguirá um procedimento semelhante ao da ativação das legendas, mas escolha a opção iniciar transcrição. A transcrição da reunião ficará disponível quando a videoconferência terminar.

Grave reuniões

Algumas pessoas com dificuldades cognitivas têm a necessidade de rever a reunião posteriormente para verificar algo que possa ter perdido ou apenas para assisti-la no seu próprio ritmo.

Por isso, uma gravação da reunião pode ser extremamente útil.

Para iniciar e parar a gravação em uma reunião, vá para seus controles de reunião e selecione Iniciar gravação ou parar a gravação.

Lembre-se apenas de comunicar aos outros participantes sobre a gravação e se certificar que você tem permissão para isso.

Altere a tela de fundo da reunião

Reduza distrações visuais e melhore a experiência das suas reuniões para pessoas com deficiência visual ou dificuldades de comunicação cognitiva.

Um plano de fundo desfocado ou uma imagem estável, facilita a concentração na pessoa que está falando.
Para alterar seu plano de fundo durante uma reunião, vá para seus controles de reunião e selecione Mais ações > Mostrar efeitos em segundo plano.

Selecione Desfocar para desfocar seu plano de fundo ou escolha entre as imagens disponíveis para substituí-lo.
Confira o passo a passo e os detalhes para fazer essa alteração: https://www.hsbs.com.br/plano_de_fundo_/

➕ Você também pode utilizar o modo de alto contraste para visualizar melhor o texto e os itens na tela. Selecione Configurações e mais no topo do aplicativo, depois selecione Configurações > Geral. Na seção Tema, escolha Alto contraste. Se preferir, escolha o tema Escuro ou Padrão.

Dicas extras para aperfeiçoar a acessibilidade do Teams e do Office:

📌Integre seus Teams aos leitores de tela

O Teams permite a integração com tecnologias assistivas, como um leitor de tela. Confira nesse artigo como realizar algumas tarefas básicas usando um leitor de tela integrado ao Microsoft Teams.

📌Recurso de acessibilidade do Office

Para apoiar empresas e pessoas que se preocupam em garantir que seu conteúdo seja fácil para pessoas de todas as habilidades ler e editar, a Microsoft disponibilizou em alguns dos seus produtos o Verificador de Acessibilidade.

O Verificador de Acessibilidade analisa o seu documento e encontra a maioria dos problemas de acessibilidade e explica por que cada um pode ser um possível problema para uma pessoa com deficiência. Ele também oferece sugestões sobre como resolver cada problema.

É possível utilizar o Verificador de Acessibilidade no Word, Excel, Outlook, OneNote e PowerPoint no Windows, Office Online ou Mac e Visio no Windows. Você vai encontrar o Verificador na aba “Revisão” do seu documento.

Quer conhecer mais recursos disponíveis no seu Microsoft Teams e nas ferramentas do seu Microsoft 365? Então cadastra o seu e-mail para receber novidades da HSBS:






    *Ao informar meus dados, aceito a Política de Privacidade