Entenda melhor sobre a auditoria de backup e sua importância

Com informações de Valério Figueiredo

O backup de dados  é o mais importante serviço que a TI presta a uma empresa e não é mero exagero. Quando ativos de TI como hardware apresentam falhas, podem ser substituídos sem impactos significativos ao negócio, porém quando falamos em Backup de dados, o que está em jogo não é um equipamento que pode ser substituído, mas as informações da empresa.

Quanto valem as informações que mantém seu negócio funcionando?

Difícil mensurar, mas muitas organizações foram obrigadas a encerrar suas atividades por terem negligenciado o backup de seus dados, então esta pode ser uma questão VITAL para o negócio.

Com o aumento contínuo no número de sequestro de dados por Ransomware (57% de aumento no mundo todo), muitos clientes nos procuram preocupados com o nível de proteção de seus dados. É um erro acreditar que por ter investido em ativos de segurança como Firewall, antivírus ou até mesmo software de backups, a empresa esteja de fato segura.

Em segurança da informação, por melhor protegidos que estejam os dados, não há como garantir 100% de proteção, mas muito pode ser feito para minimizar os riscos de perdas de informação.

A importância do backup

Quando todas as medidas de segurança adotadas pela empresa falham e culminam em um ataque bem-sucedido de Ransomware, o backup é o último recurso a ser acionado.

Em uma analogia clara ao nosso dia a dia, por exemplo, o backup é como o seguro de um carro, é importante tê-lo, mas esperamos não precisar utilizá-lo. Esperamos que as nossas medidas de segurança sejam eficientes assim como esperamos não precisar acionar o seguro por um acidente, seja de qual for a proporção. Mas, infelizmente, é impossível garantir que não precisaremos de um ou do outro. É melhor tê-los.

No caso do backup, no entanto, além de contar com o software de backup, é de extrema importância que os profissionais de TI dediquem tempo para auditar seus backups.

O que é auditoria de backup

O procedimento de auditoria consiste em validar todos os processos que envolvem o backup, que vai desde a revisão dos dados que estão sendo protegidos pelas rotinas até a checagem da integridade dos dados recuperados.

Na vida real: importância da auditoria de backup

Possivelmente você já assistiu ou pelo menos ouviu falar da animação da Pixar, Toy Story. Mas você sabia que a parte 2 do filme, o Toy Story 2, quase não foi lançado? A própria Pixar revelou essa história no Blu-Ray do filme.

De acordo com eles, um funcionário executou acidentalmente um comando que começou a excluir todos os arquivos do diretório principal em que os arquivos do filme eram guardados.

Quando a equipe de produção resolveu que restaurar o backup seria uma forma simples de ter de volta as partes do filme perdidas, percebeu que muitos dos arquivos de redundância estavam corrompidos e o backup mais recente estava defasado em dois meses.

Esse é um padrão que se repete muitas vezes: por um erro humano ou falha de alguma ferramenta, dados valiosos para a empresa são perdidos. Sabemos, no entanto, que nem sempre o final da história é feliz (como foi o da Pixar) e muitas vezes é preciso recomeçar do zero.

Por isso, o procedimento de auditoria deve ser realizado periodicamente e precisa ser devidamente registrado. Desta maneira, para evitar surpresas desagradáveis na hora de recuperar dados do backup, é recomendável que a TI se atente ao processo de validação de algo tão importante e vital para qualquer negócio que é o backup de dados.

Quer saber como implementar uma rotina de auditoria de backup na sua empresa ou conhecer mais sobre as soluções de backup da HSBS? Fale conosco: