A tecnologia não transformou apenas algumas atividades diárias, mas também o nosso modo de trabalhar, de produzir, de viver a educação e absorver conhecimento. Nesse contexto, usar ferramentas tecnológicas como apoio na sala de aula não é mais uma escolha, mas um importante caminho para aumentar o dinamismo e entregar conhecimento de forma mais eficiente.

O estudo “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula”, realizado pelo Instituto de Pesquisas DataFolha e pela consultoria Din4mo, revelou que os docentes estão dispostos a usar tecnologia digital em sala de aula e que, havendo ferramentas relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho no ambiente escolar, bem como condições adequadas de uso, há um enorme potencial pedagógico a ser desenvolvido por meio dos recursos tecnológicos.

A pesquisa, que ouviu quatro mil professores dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de todo o Brasil no primeiro semestre de 2017, ainda constatou que 34% dos docentes acreditam que o principal impacto positivo é a motivação dos estudantes e apenas 11% veem a melhora no desempenho escolar como dimensão mais relevante. E ainda, levando em consideração o uso da tecnologia digital, 96% dos docentes concordam que a TI auxilia na ampliação das habilidades do professor, 94% afirma que facilita a criação e incorporação de novos métodos de trabalho e 88% que estimula a colaboração entre colegas de escola. 

Listamos 5 motivos para te ajudar a entender melhor os benefícios do uso da tecnologia na educação. Confira: 

#1 Melhorar a educação as plataformas tecnológicas possibilitam a criação de novos caminhos para o ensino e a aprendizagem, repaginando antigas metodologias e criando novas, com foco em alto desempenho.  

#2 Aulas mais motivadoras – com o avanço da tecnologia a antiga dupla infalível de quadro + giz se tornou obsoleta e dificilmente prende a atenção do aluno quando confrontada com celulares e tablets. Então, ampliar as possibilidades de uso de ferramentas para alunos e para professores e transformar a aprendizagem, significa torná-la mais motivadora. 

#3 Aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores: incentivando autoconfiança, afetividade, autonomia e socialização entre docentes e discentes. 

#4 Estimular os alunos –auxiliando os alunos com facilidade ou dificuldade de aprendizagem através de recursos possíveis como a educação personalizada, despertando o interesse deles para os estudos. Além do mais, o uso de inovação estimula o aluno a dialogar com parentes, amigos, familiares e outros alunos a discutirem os assuntos vistos em sala, auxiliando na fixação do conteúdo e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa. 

#5 Despertar a curiosidade e as novas descobertas:  a cultura digital já faz parte do dia a dia dessa geração como a Televisão e/ou o rádio fizeram parte de algumas pessoas. Estimular novas experiências através do digital ajuda a construir novas competências e contribui diretamente para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Mas, para além de todos os benefícios que possam ser citados aqui, é importante atentar para o fato de que o conhecimento deixou de ser necessariamente transmitido de forma unilateral. A escola e a academia entenderam que o método “professor fala, aluno escuta” não é tão eficaz, e têm se curvado a um novo modelo que se vale da disponibilidade e abundância de informação em todo lugar, o tempo todo. 

Soluções educacionais gratuitas 

A HSBS oferece, com o apoio da Microsoft, algumas soluções gratuitas para instituições de ensino que desejam transformar a forma de construir e compartilhar conhecimento. 

A Solução HSBS produtividade para empresas e entidades do ramo educacional traz a versão online totalmente gratuita do Office com e-mail, videoconferência, integração com o correio de voz, hub personalizado para trabalhos escolares em equipe com o Microsoft Teams, ferramentas de conformidade e proteção de informações. 

Principais Benefícios: 

  • Versões para Web do Word, PowerPoint, Excel, OneNote e Outlook 
  • Versão para área de trabalho do OneNote 
  • Microsoft Teams, um hub digital que integra conversas, conteúdo e aplicativos necessários para a sua instituição de ensino ser mais colaborativa e engajada 
  • Blocos de anotações de classe e de equipe 
  • Testes de avaliação com o Forms 
  • Narrativas digitais com o Sway 
  • Informe e envolva com sites de comunicação e sites de equipe em toda a sua intranet usando o SharePoint 
  • Soluções de conformidade com um centro unificado de Descoberta Eletrônica 
  • Gerenciamento de direitos, prevenção contra perda de dados e criptografia 
  • Gerencie agendas e tarefas diárias com o Microsoft StaffHub 
  • E-mail com caixa de correio de 50 GB 
  • Armazenamento em nuvem pessoal ilimitado 
  • Videoconferência em HD 
  • Armazenamento ilimitado de e-mails com Arquivamento no local 
  • Ferramentas disponibilizadas: Exchange, OneDrive, SharePoint, Skype for Business, Teams, Sway, Forms, Fluxo, Flow, PowerApps, School Data Sync.