A transformação digital tem como principal objetivo proporcionar uma vantagem estratégica para as empresas, seja aumentando a produtividade com ferramentas de colaboração e mobilidade ou otimizando os processos através do uso mais eficiente da tecnologia, inclusive criando um espaço favorável a criação dos chamados Espaços de Trabalho do Futuro.

O Cloud Computing (computação em nuvem) é fundamental por ser um dos carros-chefe dessa transformação digital no ambiente corporativo, entregando inúmeros benefícios para empresas de todos os tamanhos e ramos de atuação. Quer conhecê-los? Então confira cinco motivos para você adotar a nuvem na sua empresa:

Inovação – Colaboração, produtividade, mobilidade… o próprio uso de soluções em Cloud Computing já impulsiona processos de inovação nos negócios para promover a transformação digital nas empresas. A nuvem permite conexões. As empresas podem colaborar e compartilhar conhecimento e experiência em uma esfera global. E isso estimula e proporciona inovação.

Disponibilidade – Enquanto no armazenamento local as informações ficam restritas a um único computador, na solução em nuvem é possível acessar seus arquivos via Internet, de forma rápida e segura. As empresas de Cloud Computing garantem serviços resistentes a falhas de software, hardware e energia, mantendo suas informações disponíveis todo o tempo e garantindo a continuidade do seu negócio.

Economia – A redução de custos é um dos grandes benefícios apontados por empresários que resolveram apostar na Computação em Nuvem. É possível percebê-la, principalmente, em dois pontos: 1) redução de custos com hardware, já que utilizando servidores virtuais elimina-se um grande investimento em equipamentos, espaço e climatização adequada, exigida pelas máquinas; 2) pay per use, no Cloud você paga apenas pelo que usa, aumentando ou reduzindo a estrutura conforme a sua demanda.

Segurança – Investir cada vez mais em segurança de dados é considerado um fator primordial pelos provedores de Cloud Computing. Os provedores de nuvem identificam um cenário de ameaças mais amplo para identificar riscos mais cedo e implantar tecnologias de segurança mais sofisticadas, como criptografia avançada. Além disso, na nuvem há garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre natural ou oriundo de outras fontes.

Escalabilidade – A nuvem acompanha o seu crescimento. Nela é possível aumentar ou diminuir, na medida exata, os recursos sempre que necessário. Dessa forma é mais fácil ficar preparado para responder rapidamente aos picos de tráfego e diminuir a escala facilmente durante os períodos de menor demanda, pagando apenas pelo que foi usado, sem custos de mensalidade fixa.

Transformação digital: comece levando sua empresa para a Nuvem

  • Nossa primeira dica é: PLANEJE!
  • Defina quais áreas/ sistemas/ serviços serão migrados e quando. Depois disso, avise os usuários sobre a migração.
  • Faça backup e teste o backup. Essas são etapas muito importantes.
  • Lembre-se de verificar se sua infraestrutura interna suporta a mudança.
  • Conte com um especialista para realizar a migração.

Para obter mais segurança e garantir eficiência na migração, conte com um parceiro que esteja disposto a encontrar a melhor solução para sua empresa, levando em consideração seu modelo de negócios, seus processos e pessoas. A HSBS é especialista em Cloud Computing com foco no mercado corporativo, provendo tanto a infraestrutura adequada a sua empresa quanto as melhores ferramentas de produtividade para seus negócios.

Fale conosco!