Um relatório divulgado recentemente concluiu que organizações conscientes sobre energia, carbono e sustentabilidade devem considerar a migração de datacenters locais para a Nuvem Microsoft. Os resultados da pesquisa realizada apontam que os serviços da Nuvem Microsoft são até 93% mais eficientes energeticamente e 98% mais eficientes em carbono, quando comparado aos datacenters corporativos tradicionais.

Em todos os cenários, e até mesmo em comparação com datacenters virtualizados high-end, a Nuvem Microsoft está proporcionando grandes ganhos em eficiência energética e reduções nas emissões de carbono. Tais números são o reflexo de anos de trabalho e foco na busca por excelência nos serviços de nuvem e de investimentos substanciais em sustentabilidade. 

Apostar em Cloud Computing também é uma maneira de apostar em TI Verde e, consequentemente, de melhores práticas nas organizações. Confira os benefícios de adotar a Nuvem. 

TI verde e Cloud Computing: benefícios para a sua empresa 

O estudo “The Enabling Technologies of a Low-Carbon Economy- a Focus on Cloud Computing”, realizado pela Global e-Sustainability Initiative (GeSI), revela que uso de servidores em Nuvem diminui o impacto ambiental nas organizações, gerando uso mais eficiente de energia e redução da emissão de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera.

O levantamento da GeSI sobre o impacto do Cloud Computing nas ações de TI Verde foi realizado em 21 países, incluindo o Brasil. Uma das conclusões foi de que a Nuvem pode reduzir em mais de 90% o número de servidores que rodam internamente nas empresas. 

No contexto do mercado brasileiro, a entidade calculou que se 80% das organizações locais transferirem as aplicações de e-mail, de gerenciamento com o cliente (CRM) e ferramentas de colaboração corporativa, cerca de 1,704 Gigawatt-hora (GWh) seria subtraído do consumo de energia ao ano. Com base nessa estimativa, essas empresas teriam uma economia anual nos gastos de luz da ordem de US$ 256 milhões.  

No caso de grandes empresas, a TI verde possui um peso na valorização de produtos e serviços. E pode ser considerado um passo para a adoção ou continuidade da implementação de um TI Verde, que funciona como um diferencial de negócios do ponto de vista dos clientes e um atrativo de mídia positivo para a empresa em questões comunicacionais e mercadológicas. 

Nas Pequenas e Médias empresas (PMEs), ela pode ser considerada pelo aspecto da otimização das atividades, com o TI Verde atuando na criação de processos mais úteis e ágeis no dia a dia. O que, consequentemente, gera uma economia tanto em prazos quanto financeira, com a redução de custos com horas extras, espaço físico e com o gasto de energia. 

Quer saber mais sobre os benefícios de adotar a Nuvem Microsoft? Entre em contato com a nossa equipe comercial e conheça uma lista de motivos para escolher HSBS / Azure.