Texto: Ruan Galvão
Revisão: Nilton Botelho

Conheça algumas medidas necessárias para garantir a segurança dos seus dados e da sua empresa mesmo estando fora da instituição

O COVID-19 transformou muita coisa em nosso dia-a-dia de uma hora para outra, inclusive o modelo de trabalho. Nesse novo contexto, o trabalho remoto se tornou necessário para que evitemos o contágio desenfreado da doença.

No entanto, é preciso estar alerta e tomar alguns cuidados necessários ao trabalhar de casa. Confira então essas 5 Dicas para um home office seguro compartilhadas por um dos nossos especialistas em segurança:

  1. Utilização de redes criptografadas (VPN’s) para acesso aos dados da empresa
    Neste caso a VPN utilizada seria uma VPN client-to-site onde o usuário utiliza a internet para criar um túnel de comunicação com a empresa. Dentro deste túnel as informações são protegidas através de criptografia.
  2. Manter todos os softwares atualizados
    Com isso quereremos dizer: sistema operacional (no caso o Windows da sua máquina), o próprio antivírus, internet, navegadores, sistemas da empresa etc. As atualizações de software geralmente contêm correções e melhorias de segurança necessárias.
  3. Instalação de antivírus para garantir um acesso seguro à internet e proteger a máquina de arquivos maliciosos
    Os antivírus funcionam como uma barreira de proteção para impedir que, através da navegação na internet, você adquira algum arquivo malicioso ou entre em algum site perigoso. Eles alertam ou até bloqueiam os sites e movem automaticamente arquivos perigosos para uma área de tratamento da própria ferramenta que impede a instalação de arquivos maliciosos na sua máquina.
  4. Evitar guardar senhas em bloco de notas ou papeis em cima da mesa, sempre utilize softwares que gerenciam senhas.
    Existem ferramentas que tem a finalidade de gerar e guardar as senhas. Esses gerenciadores de senhas funcionam da seguinte maneira: o usuário cadastra uma senha principal (uma espécie de senha-mestre) e a utiliza para ter acesso as demais senhas, que estão criptografadas. Sendo assim, a senha principal é a única que você precisa memorizar.
  5. Evitar utilizar a máquina corporativa para acesso a outras atividades que não estão relacionadas ao trabalho.

Quer saber mais sobre como garantir a segurança dos dados da sua empresa mesmo com os funcionários trabalhando em home office? Então entra em contato com a gente que a nossa equipe de especialistas em segurança da informação terá o maior prazer em te atender.