Olá pessoal!

 Começamos este post com a pergunta em questão: ” eu posso ir para a nuvem? ”

Esta é uma dúvida que muitos se fazem na hora que ouvem falar de nuvem pela primeira vez. A resposta para esta pergunta é bem simples e rápida, SIM! E isso não quer dizer que, por este simples fato você poderá levar todo seu parque de servidores para ela, mas aproveitar os recursos da nuvem que se adequam à sua realidade, seja ela financeira ou técnica.

 

Um exemplo disso são as máquinas virtuais, qual a vantagem em tê-la na nuvem? Disponibilidade é a principal delas, mas em contrapartida dependendo do caso isso pode custar caro ou até se tornar tecnicamente inviável, para isto a nuvem oferece soluções que se adequam a cada realidade como o serviço de disaster recovery, que protege seu ambiente e em caso de parada (seja por hardware ou por um desastre natural) seu serviço poderá ser acionado na nuvem, garantindo assim a disponibilidade do mesmo.

 

Como cada um destes recursos tem suas vantagens e desvantagens, ter o apoio de um especialista em computação em nuvem é crucial para avaliação dos requisitos (técnicos e financeiros) e consequentemente na decisão do melhor elevador (no meu caso prefiro avião) que você usará para chegar até ela.

 

Diogo Bacelar

Cloud Specialist