Beth Emhoff viajou a Hong Kong a negócios. No seu retorno aos Estados Unidos, começa a se sentir mal com sintomas de gripe, mas acaba morrendo dois dias depois. O vírus se espalha, diversas outras pessoas começam a ter os mesmos sintomas. Médicos e autoridades tentam identificar como combater o vírus. O cenário caótico é do filme “Contágio”, lançado em 2011. A diferença aqui, claro, é a letalidade do vírus.

Em tempos de Coronavírus, adotar medidas que impeçam que a nossa realidade fique cada vez mais parecida com um filme de ficção científica é imprescindível. Entendendo a importância do isolamento no momento atual da sociedade, separamos algumas dicas de como a sua empresa pode adotar o modelo de trabalho Home Office, garantindo que a produtividade dos seus colaboradores e os resultados da sua empresa não sejam prejudicados enquanto todos trabalham sem sair de casa, em segurança, contribuindo para frear a disseminação do vírus.

Receba todas as dicas e atualizações sobre trabalho remoto

* preenchimento obrigatório

Vamos conferir?

#1 Estrutura: para começar, preocupe-se com os equipamentos e recursos que serão necessários aos seus colaboradores para que o trabalho remoto seja possível. Como a necessidade de adaptação foi muito rápida, é necessário que os gestores verifiquem se o colaborador possui os meios necessários para a realização do trabalho, que vai desde a preocupação da disponibilidade de internet no domicílio do colaborador até a disponibilização de notebooks, PCs, e outros equipamentos.

#2 Ferramentas: estabelecer quais as plataformas que serão usadas para comunicação entre pessoas e equipes é um passo muito importante do trabalho e deve ser visto com cuidado, assim como a definição de qual ferramenta será utilizada para acompanhamento das atividades e resultados. A Microsoft disponibilizou recentemente o Microsoft Teams de forma gratuita para apoiar as empresas na viabilização do home office.  A plataforma é voltada para comunicação e colaboração entre as equipes e reúne todas as ferramentas necessárias ao trabalho remoto em uma única solução. Fale conosco para entender como implantar a ferramenta na sua empresa.

#3 Políticas: defina se é preciso estar conectado o tempo todo, se os horários de expediente (assim como os intervalos) permanecem inalterados, se haverá flexibilidade na carga horária e se será possível ausentar-se durante o período de trabalho. Além disso, deixe bem claras as regras para manter os protocolos de Segurança da informação, os modos de compartilhamento de arquivos, como será feita a supervisão de desempenho, entre outros aspectos práticos que vão facilitar essa adaptação.

#4 Acompanhamentos: esse é um aspecto muito importante do trabalho remoto. A dica é combinar entregas periódicas, seja no dia ou na semana, para cada time. Assim fica mais fácil acompanhar atividades e resultados. Além disso, uma boa prática é reunir as equipes e fazer breves reuniões para começar e finalizar o dia, fazendo com que todos fiquem bem informados do contexto geral. Por fim, é importante também saber ouvir as dificuldades que cada funcionário apresenta com a mudança repentina.

#5 Comunicação: o contato cara a cara nem sempre pode ser dispensando e, além do mais, é sempre saudável manter contato direto com outras pessoas. Use sempre que possível chamadas de vídeo. O recurso ainda é muito útil para reduzir ruídos na comunicação. Não se isole.

Transformando seu espaço de trabalho

A Microsoft está disponibilizando sua plataforma de comunicação e colaboração, o Microsoft Teams, de forma GRATUITA, na esperança de viabilizar o trabalho remoto para sua empresa e apoiar as suas necessidades de colaboração. A HSBS está se disponibilizando para realizar a ativação dessas licenças. O Teams apoia desde chamadas rápidas, transmissões, videoconferência e bate-papo com colegas, até simplesmente manter as equipes trabalhando juntas.

Além disso, a HSBS está realizando bate-papos diários online com o intuito de esclarecer dúvidas e, dessa forma, ajudar na transição do modelo de trabalho para o remoto, garantindo que a produtividade dos seus colaboradores e os resultados da sua empresa não sejam prejudicados enquanto todos trabalham sem sair de casa, em segurança, contribuindo para frear a disseminação do vírus.

Para obter suas licenças gratuitas:
E-mail: dcom@hsbs.com.br
Telefone: (81)3412.4722
Ou Fale Conosco

O bate-papo sobre trabalho remoto será realizado diariamente, às 15h, durante o período de 19/03 a 27/03/2020 (podendo ser prorrogado). Para acessar, basta clicar aqui.

Caso tenha interesse em receber webinars anteriores sobre o Microsoft Teams, solicite através do marketing@hsbs.com.br

Nossa prioridade nesse momento é te ajudar a proteger pessoas e transformar seu negócio para essa nova realidade.