Olá pessoal!

O destaque desse mês é a integração do StorSimple com algumas soluções de backup. Abaixo um resumo de algumas das novidades do Azure em Janeiro.

História de uso do Azure

Uma das seções da newsletter é dedicada aos parceiros Microsoft que compartilham suas histórias de uso do Azure. No mês de janeiro foi a vez do CAZENA, definido como um parceiro de SaaS, eles proveem a solução de big data como serviço através da utilização da infraestrutura do Azure, entregando rapidamente para seus clientes recursos como data science sandbox, data lakes ou data warehouse.

E-book grátis: Cutting right to the code

Um livro para desenvolvedores, trazendo alguns exemplos de aplicativos mobile utilizando o azure app service, que hoje atende Web Apps, API Apps, Logic Apps além dos mobilie apps, porém anteriormente tínhamos por exemplo a separação dos web e mobile apps em azure websites e mobile services. O foco do livro é otimizar o desenvolvimento reduzindo o código fonte para o essencial.

Link do livro: https://microsoft.docs.contently.com/v/cutting-right-to-the-code-a-mobile-developers-guide?WT.mc_id=azurebg_ENAzureNewsletter_January

 Plataforma Microsoft de veículos conectados

Anunciado em Las Vegas no CES jan 2017, a plataforma de carros conectados da Microsoft, se beneficiando da internet das coisas, visa diminuir o tempo gasto com problemas comuns, que poderiam ser resolvidos caso o carro pudesse alertar o problema. Essa plataforma trabalha com algumas prioridades chaves como manutenção preditiva, melhor produtividade no veículo, navegação avançada, insights para os clientes e ajuda na construção da capacidade de direção autônoma, alguns dos clientes que já utilizam a tecnologia são Renault-Nissan Alliance, BMW e Volvo.

Link para video: Microsoft Connected Vehicle Platform – Intro

Links sobre Internet das Coisas (IOT): http://www.cisco.com/c/dam/global/pt_br/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf

 

Tradutor Microsoft live (preview)

Segundo a Microsoft “O primeiro passo para um tradutor pessoal universal”, o aplicativo está disponível para android, iOS e Windows, inclusive já baixei no meu android J. Abaixo algumas possibilidades de uso:

Tradução de texto; tradução de voz; tradução de imagens; criar/entrar em uma conversa, onde suas mensagens, de texto ou voz, são traduzidas para o idioma dos outros participantes e vice-versa.

 

StorSimple como destino de backup

Está disponível no StorSimple serie 8000, update 3 ou mais recente, backup em disco para cargas de trabalho. Aplicações homologadas usam o dispositivo como destino de backup em disco. Um dos ganhos dessa utilização é a velocidade de backup e restauração, uma vez que mais de 95% das operações de restauração são de backups dos últimos 7 dias.

Link detalhado: https://azure.microsoft.com/pt-br/blog/storsimple-as-a-backup-target/

Aumento de performance para Azure SQL Database

A Microsoft dobrou a performance de leitura e escrita do SQL Database na camada premium e o melhor de tudo sem alterações de valores e com disponibilidade em escala global!

 Series Av2 estão disponíveis para Azure Cloud Services

Anunciada disponibilidade de cloud services nas instancias series Av2 em todas as regiões que essas instâncias são oferecidas para máquinas virtuais. Essas instâncias podem custar até 36% a menos que as A-series standard.

Link detalhado das instancias series Av2: https://docs.microsoft.com/en-us/azure/cloud-services/cloud-services-sizes-specs#av2-series

Instancias G-Series para Azure Virtual Machines disponíveis no leste do Japão

Instancias serie G estão disponíveis no Leste do Japão, A serie G utiliza a última versão do Intel Xeon processor E5 v3 family.

 Regiões do Azure na Austrália estão disponíveis globalmente para clientes do Azure

Regiões leste e sudeste da Austrália estão disponíveis para clientes em níveis globais, enquanto que anteriormente existiam restrições de acesso a esses datacenters.

 

Link com todas as novidades: website version

 

Raphael Almeida

Cloud Specialist