Fala pessoal,

Hoje a nossa conversa é sobre as novidades do Azure em abril e o destaque deste blog é o Azure resource health, que é um novo recurso do Microsoft Azure e que ajuda a diagnosticar e obter suporte quando há algo de errado no seu ambiente do Azure. O Azure resource health trabalha monitorando, identificando falhas e recomendando soluções. Além disso, ele mostra todos os horários em que seus recursos não estavam disponíveis no passado devido aos problemas do serviço do Azure. Isso simplifica a tarefa de compreender se um SLA foi violado.

Já ouviu falar do BPA (Best Pratices Alalyzer) do Windows Server? Imagina ter algo parecido no Azure? Isto é o Azure Advisor! um painel que recomenda melhores práticas para todos seus recursos do Azure, trabalhando com alta disponibilidade, desempenho, segurança e custo, para assim usufruir melhor dos benefícios que a nuvem oferece.

Além de todos estes recursos, agora também é possível monitorar todas as características de uma VM no Azure, direto do portal, com o novo recurso chamado Azure Monitor. Logs do sistema, Logs de aplicação, Logs de diagnóstico, performance monitor e definição de métricas para estes. O mais interessante é que para habilitar basta ir na sessão do Azure Monitor e ativar o recurso.

 

Diogo Bacelar

Cloud Specialist